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O Mercado Livre, antes considerado um obstáculo na luta contra a pirataria, se transformou em um importante aliado do Ministério Público. Em janeiro de 2024, a plataforma colaborou com uma investigação que resultou na apreensão de 21 toneladas de bebidas adulteradas, exemplificando sua mudança de postura.
Há alguns anos, o promotor Richard Gantus Encinas, do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado de São Paulo (Gaeco), chegou a descrever a empresa como "vilã". No entanto, com a criação de programas mais robustos de combate à pirataria, como o Programa de Proteção a Marcas (BPP) e o Mercado Libre Anti-Counterfeiting (MACA), a empresa agora utiliza inteligência artificial para remover anúncios de produtos falsificados proativamente.
Essas iniciativas permitem ao Mercado Livre uma atuação mais eficiente, removendo cerca de 25 anúncios falsificados para cada reclamação recebida. Essa colaboração entre o Mercado Livre e marcas renomadas, como Adidas, Apple e Diageo, já está fazendo a diferença no mercado, acelerando investigações e garantindo mais segurança ao consumidor.
Fonte: CNN Brasil