Ainda Estou Aqui: Produtora e advogado disputam marca no INPI

Adriana Brunner • 10 de abril de 2025

O título "Ainda Estou Aqui", consagrado internacionalmente após conquistar o Oscar de Melhor Filme Internacional, tornou-se centro de uma disputa judicial por direitos de marca junto ao INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.


A briga envolve dois lados: de um lado, a Videofilmes Produções Artísticas, dos cineastas Walter Salles e João Moreira Salles; de outro, o advogado João Paulo Gaia Duarte, sócio de um escritório em Maceió (AL).


Entenda o caso:


  • Em 20 de agosto de 2024, a Videofilmes solicitou o registro da marca "Ainda Estou Aqui" para proteger o uso do nome na produção de filmes e conteúdos audiovisuais.
  • O pedido veio na esteira do sucesso do filme dirigido por Walter Salles, baseado na autobiografia de Marcelo Rubens Paiva, publicada em 2015.
  • Poucos meses depois, em 10 de janeiro de 2025, João Paulo Gaia Duarte também entrou com um pedido para registrar a mesma marca, porém voltado a atividades de agenciamento de artistas, marketing e publicidade.


Conflito: A duplicidade acendeu o alerta da Videofilmes, que apresentou uma oposição formal ao pedido concorrente no dia 20 de fevereiro de 2025, às vésperas da cerimônia do Oscar.


O que diz o INPI? Segundo as regras do Instituto, disputas como essa podem levar até 15 meses para serem analisadas. Nesse período, nenhum dos registros pode ser aprovado de forma definitiva. A decisão final deverá determinar quem terá o direito de uso exclusivo da marca – além de delimitar as áreas de atuação permitidas para cada parte.


Sobre o filme: "Ainda Estou Aqui" conta a história de Eunice Paiva, viúva do deputado federal Rubens Paiva, preso e desaparecido durante a ditadura militar. Com roteiro baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, a obra combina drama familiar e memória política.


O longa recebeu exibição internacional, venceu o Oscar de Melhor Filme Internacional e também foi indicado a Melhor Filme e Melhor Atriz, com Fernanda Torres.


O processo no INPI continua em análise técnica, e o desfecho promete impactar o uso futuro da marca no cenário cultural e comercial brasileiro.


Fonte: Migalhas 

PROPRIEDADE INTELECTUAL EM CURSO GRATUÍTO – INSCREVA-SE!
Por Adriana Brunner 8 de abril de 2025
O INPI anunciou a abertura de inscrições para o Curso Geral de Propriedade Intelectual a Distância (DL-101P BR) a partir de hoje, 8 de abril de 2025.
Chanel versus “Camélia Brand”: o que essa disputa no INPI nos ensina sobre o valor estratégico
Por Adriana Brunner 7 de abril de 2025
Recentemente, a empresária Éricka Lobo, de Brasília, teve uma surpresa após solicitar o registro da marca Camélia Brand no INPI para sua loja de roupas femininas.
Homenagem a autor de música não justifica plágio e gera indenização
Por Adriana Brunner 4 de abril de 2025
A Justiça reforçou que a reprodução de versos musicais sem os devidos créditos configura plágio, mesmo que tenha sido feita como homenagem.
UEL sobe 29 posições no ranking de depósitos de patentes do INPI
Por Adriana Brunner 3 de abril de 2025
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) tem se consolidado como uma das principais Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil no que diz respeito à produção de inovação tecnológica.
Propriedade Intelectual e Tecnologias Quânticas: Um Novo Horizonte para a Inovação
Por Adriana Brunner 2 de abril de 2025
A computação quântica e outras inovações nesse campo estão moldando o futuro da tecnologia. Grandes empresas como Google, Microsoft, Intel e IBM já investem pesadamente no desenvolvimento dessas tecnologias, enquanto países como Estados Unidos e China lideram a corrida global.
Franquia ou licenciamento? Conheça as diferenças e semelhanças
Por Adriana Brunner 1 de abril de 2025
Ao expandir uma marca, muitos empreendedores se deparam com duas opções viáveis: franquia e licenciamento. Embora ambos os modelos envolvam a concessão do direito de uso de uma marca, suas diferenças são essenciais para definir a melhor estratégia de crescimento.
QUANDO O VISUAL É TUDO – UNILEVER X O BOTICÁRIO
Por Adriana Brunner 31 de março de 2025
Mais um caso de disputa envolvendo identidade visual de produtos chama atenção do mercado. A Unilever acusou O Boticário de copiar o trade dress da linha TRESemmé na embalagem de produtos de sua marca Match.
Europa Enfrenta Abrandamento da Inovação com Declínio das Patentes Médicas e Farmacêuticas
Por Adriana Brunner 28 de março de 2025
O número total de pedidos de patentes por empresas na Europa manteve-se estável em 2024, mas os setores da tecnologia médica e farmacêutica registraram um declínio significativo.
MARCA IGUAL PODE? PODE SIM!
Por Adriana Brunner 27 de março de 2025
O Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu que a marca DHAMA pode ser usada por mais de uma empresa, desde que as atividades não sejam semelhantes nem causem confusão ao consumidor.
Brasil acelera na proteção de marcas e patentes!
Por Adriana Brunner 26 de março de 2025
INPI e MDIC anunciaram um novo esforço conjunto para agilizar os processos de concessão de marcas e patentes no país.
Mais Posts
Share by: