+55 11 3885 2333
brunner@brunner.com.br
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4.329
São Paulo – SP – Brasil – Cep: 01401-002
Uma pesquisa inédita feita pelos professores Kone Cesário e Gustavo Cesário, com uma amostra de 200 pessoas acima de 16 anos, mostra dados preocupantes: que 71% da população desconhecem o INPI e sua importância para o Brasil.
Dos entrevistados, 44% por cento disseram conhecer o Instituto, sendo que um terço destes disseram não se lembrar ou deram respostas erradas sobre qual sua real função, o que reflete o descaso político dado ao INPI. Para que se tenha uma ideia, o Presidente da autarquia foi destituído logo nos primeiros dias do atual governo e o INPI segue até agora representado por um presidente interino.
Contudo, nos últimos anos tivemos diversas melhorias e o Instituto busca aperfeiçoar ainda mais. Segundo plano apresentado pelo presidente interino, pretende-se decidir sobre uma patente em até 2 anos, encurtando ainda mais o prazo atual de 3,4 anos e deixando o Instituto no mesmo patamar de outros países.
Para isso, segue uma discussão antiga, de uma autonomia de gestão do INPI. O INPI apresenta superavit ano após ano, mas os recursos arrecadados vão ao Tesouro Nacional e apenas uma pequena parcela retorna ao Instituto.
Vamos continuar acompanhando, torcendo para que o INPI consiga a almejada independência e, com isso, o reconhecimento pela sua importância na proteção da Propriedade Industrial.
Fonte:
Valor Econômico