Disputa entre marcas “AQUI MÓVEIS” e “MÓVEIS AQUI”

Adriana Brunner • 13 de julho de 2023

A empresa Rigo-ir Comércio de Móveis, Eletrodomésticos e Decorações Ltda., conhecida como "AQUI MÓVEIS", entrou com uma ação contra a empresa Moreira Comércio de Móveis Online Eireli, alegando uso indevido da marca "MÓVEIS AQUI". A Rigo-ir afirma que essa utilização viola sua marca registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).


A autora argumenta que o próprio INPI rejeitou o registro da marca "MÓVEIS AQUI", considerando-a similar à marca "AQUI MÓVEIS". Como ambas as empresas atuam no mesmo segmento de mercado, o risco de confusão por parte dos consumidores seria evidente.


No entanto, a sentença considerou a ação improcedente. O juiz entendeu que o registro concedido à autora refere-se a uma marca mista e os logotipos utilizados por ambas as partes, além da inversão da ordem das palavras, possuem apresentações visuais únicas, distintas e muito diferentes uma da outra. Além disso, os termos utilizados nos nomes das marcas são palavras comuns, genéricas e sem qualquer força distintiva. Assim, prevaleceu o entendimento de que o titular de marcas fracas ou evocativas deve aceitar a coexistência com outras marcas semelhantes.


Insatisfeita com a decisão, a autora interpôs um recurso de apelação, mas o Tribunal de Justiça de São Paulo manteve a sentença de primeira instância.


A questão pode ser levada ao Superior Tribunal de Justiça.

(vide TJ/SP – Apelação Cível 1000649-09.2021.8.26.0358)

Brasil em último lugar no ranking de competitividade industrial: o retrato de um atraso estrutural
Por Adriana Brunner 22 de abril de 2025
O novo ranking de competitividade industrial divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) expõe, com números e critérios objetivos, a fragilidade do Brasil frente aos principais concorrentes globais.
Propriedade Intelectual na Educação: um passo importante para formar mentes inovadoras
Por Adriana Brunner 17 de abril de 2025
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o INPI deram início a uma importante articulação para ampliar o diálogo entre a Propriedade Intelectual e o sistema educacional brasileiro.
Por Adriana Brunner 16 de abril de 2025
A famosa expressão "língua de gato", usada para descrever chocolates finos e achatados, não pertence exclusivamente à Kopenhagen.
Registro de Marca: proteção nacional e relevância no mundo digital
Por Adriana Brunner 15 de abril de 2025
Uma recente decisão judicial determinou que uma empresa de manutenção de veículos retire o termo “SAMA” de seu nome empresarial e exclua qualquer referência em sites, redes sociais e materiais publicitários, tudo em razão de registro anterior para a mesma marca, no segmento de autopeças.
Tarifaço de Trump e a Propriedade Intelectual – Entenda como a nova lei permite resposta
Por Adriana Brunner 14 de abril de 2025
Na última sexta-feira (11), o presidente Lula sancionou, sem vetos, a chamada Lei da Reciprocidade.
Ainda Estou Aqui: Produtora e advogado disputam marca no INPI
Por Adriana Brunner 10 de abril de 2025
O título "Ainda Estou Aqui", consagrado internacionalmente após conquistar o Oscar de Melhor Filme Internacional, tornou-se centro de uma disputa judicial por direitos de marca junto ao INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
PROPRIEDADE INTELECTUAL EM CURSO GRATUÍTO – INSCREVA-SE!
Por Adriana Brunner 8 de abril de 2025
O INPI anunciou a abertura de inscrições para o Curso Geral de Propriedade Intelectual a Distância (DL-101P BR) a partir de hoje, 8 de abril de 2025.
Chanel versus “Camélia Brand”: o que essa disputa no INPI nos ensina sobre o valor estratégico
Por Adriana Brunner 7 de abril de 2025
Recentemente, a empresária Éricka Lobo, de Brasília, teve uma surpresa após solicitar o registro da marca Camélia Brand no INPI para sua loja de roupas femininas.
Homenagem a autor de música não justifica plágio e gera indenização
Por Adriana Brunner 4 de abril de 2025
A Justiça reforçou que a reprodução de versos musicais sem os devidos créditos configura plágio, mesmo que tenha sido feita como homenagem.
UEL sobe 29 posições no ranking de depósitos de patentes do INPI
Por Adriana Brunner 3 de abril de 2025
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) tem se consolidado como uma das principais Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil no que diz respeito à produção de inovação tecnológica.
Mais Posts