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O Tribunal de Justiça de São Paulo suspendeu a comercialização de caldos da marca Maratá devido à semelhança das embalagens com as da Knorr. A decisão ressalta a importância de distinguir os produtos no ponto de venda, protegendo os consumidores de confusões e evitando o aproveitamento parasitário de uma marca mais consolidada.
A estratégia utilizada para confirmar a possibilidade de confusão em razão da semelhança do trade dress foi uma pesquisa de mercado, demonstrando que os consumidores, de fato, associam as embalagens da Maratá às da Knorr. Com base na percepção do público, ficou comprovado que há confusão entre os produtos, indicando que a escolha do consumidor se dá, muitas vezes, pela aparência similar das embalagens, evidenciando a tentativa de a Maratá se amparar na reputação da Knorr para alavancar suas vendas.
Esta decisão suspendendo os produtos da Maratá por suas embalagens similares às da Knorr reforça a importância de adotar todas as cautelas na escolha dos elementos de identificação dos produtos. Não só as marcas, como as embalagens, cores, rótulos, design e demais elementos devem ser estrategicamente analisados para evitar casos de contrafação ou associação com os produtos já existentes.
Fonte: Migalhas