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A pirataria na era digital não para de crescer e se antigamente existiam diferenças entre o produto original e o pirata, como costuras, etiquetas, matéria prima, hoje colocados lado a lado são artigos idênticos.
Outro ponto que desafia as marcas famosas são aqueles produtos que são anunciados como “réplicas originais” que em muitos mercados, são comprados como um ato de rebeldia às marcas famosas, acessíveis a poucos em razão de seu preço elevado.
Existe ainda, uma tendência que ganha muita força, não só nas marcas de luxo como até nos artigos cosméticos, que são os DUPEs, cujo termo vem como uma abreviação de duplicate, e são produtos que copiam o design ou ingredientes dos originais, mas não usam suas marcas.
Embora o uso de termos como réplicas originais ou dupes façam parecer que são tendências permitidas no mercado, a vendas destes artigos é considerada crime de concorrência desleal, pois faturam exclusivamente às custas dos investimentos da marca original de uma forma parasita. No digital, o monitoramento é de grande importância, sendo a única forma eficaz de identificar e constituir prova de atos deste tipo, minimizando assim os prejuízos da pirataria online.
Fonte:
Expresso.PT