+55 11 3885 2333
brunner@brunner.com.br
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4.329
São Paulo – SP – Brasil – Cep: 01401-002
Os debates relacionados ao uso da Inteligência – AI estão apenas começando e, embora seja um caminho sem volta, a necessidade discutir limites e disciplinar direitos é mais do que necessária.
Nos EUA já existem várias discussões sobre o assunto, principalmente quando a IA é utilizada para criação de obras intelectuais. O caso da Stability AI é interessante por usar a IA para geração de imagens, as quais, ao que tudo indica, são feitas a partir de imagens coletadas da Getty Images sem qualquer compensação para seus artistas. Nestes casos, como fica o direito autoral das imagens que serviram de base para a IA? E as imagens criadas, seriam passíveis de direito autoral, já que o autor é uma máquina?
Tivemos também um livro de Ammaa Reshi, que foi totalmente criado no prazo de 72 horas, utilizando recursos de IA para geração de textos e imagens. O livro é assinado como: por Ammaa Reshi, mencionando as IA ChatGPT como autor e MidJorney como Ilustrador. E neste caso, a quem pertencem os direitos de um livro que foi totalmente criado por IA? Quem seria o Autor desta obra?
Uma discussão que deve continuar e que é essencial para que a tecnologia conviva com a criatividade.
Fonte:
MediaTalks