Globo vai à Justiça para tirar do ar 'o maior pirata de novelas' do Brasil

Adriana Brunner • 21 de setembro de 2023

A maior emissora de televisão do Brasil, a Globo, deu início a uma batalha judicial contra a página "Carol Novelas", que oferece na internet cerca de 500 novelas brasileiras completas para apaixonados pelo gênero. Os advogados da emissora alegam que Leandro da Silva Evangelista, o criador do site, é "o maior pirata de novelas" do país, devido à abrangência de seu acervo, que inclui até tramas raras e indisponíveis no catálogo do Globoplay.


No site, Evangelista afirma possuir uma coleção diversificada de novelas de todas as emissoras, incluindo não apenas a Globo, mas também produções estrangeiras e de outras redes brasileiras, como SBT, Record, Band e até mesmo a extinta Rede Manchete.


Para acessar o acervo, Leandro cobra uma taxa única de R$ 220, fornecendo aos clientes um arquivo no Google Drive com direito a qualquer produção de sua escolha. 


Evangelista possui produções que atualmente estão disponíveis apenas nos arquivos da emissora, como a novela "Olho no Olho" (1993), protagonizada por Tony Ramos, e "O Amor Está no Ar" (1996), a primeira novela de Rodrigo Santoro, que foi um fracasso de audiência.


Além das produções esquecidas, o catálogo inclui sucessos, como a primeira versão de "Ti Ti Ti" (1985) e "Hipertensão" (1987), escrita por Ivani Ribeiro, que nunca foram reexibidas pela Globo. Tramas que ainda estão no ar, como "Terra e Paixão", e a recentemente finalizada "Vai na Fé" (2023), também estão disponíveis.


O F5 teve acesso ao conteúdo e constatou que a qualidade de imagem é excelente, mesmo em novelas mais antigas das décadas de 1980 e 1990.


A Globo busca a retirada imediata do conteúdo e a proibição de Leandro comercializar o acervo, alegando "concorrência desleal". A ação tramita na 8ª Vara Cível e na 1ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo. A emissora pede uma indenização de R$ 100 mil por danos morais. A Globo se recusou a comentar o caso, e a reportagem tentou contatar o blog Carol Novelas, mas até o momento não obteve resposta.


Fonte: Folha de São Paulo

STJ mantém condenação da FIFA por violação de boa-fé pré-contratual em disputa sobre spray
Por Adriana Brunner 29 de abril de 2025
A recente decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no caso envolvendo a FIFA e a empresa brasileira Spuni Comércio de Produtos Esportivos e Marketing Ltda reforça um importante precedente para o direito contratual e de propriedade intelectual no Brasil: a responsabilidade pela quebra da boa-fé objetiva durante tratativas negociais, mesmo sem a assinatura formal de contrato.
Campanha, direitos autorais e reputação: o caso Pablo Marçal vs. Dexter
Por Adriana Brunner 28 de abril de 2025
A Justiça de São Paulo condenou o influenciador e ex-candidato à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, por uso indevido da música “Oitavo Anjo”, do rapper Dexter, durante sua campanha eleitoral em 2024.
Marca é território: Justiça impede Mueller de usar nome Philco no Brasil
Por Adriana Brunner 25 de abril de 2025
A Justiça do Paraná reafirmou, em decisão da 19ª Câmara Cível, a proibição da empresa Mueller Eletrodomésticos Ltda. de fabricar, exportar ou comercializar qualquer produto com a marca Philco no Brasil, sem autorização da detentora dos direitos, a Britânia Eletrodomésticos S/A.
Saberes tradicionais e a corrida por patentes: Ayahuasca, rapé e jurema no centro do debate internac
Por Adriana Brunner 24 de abril de 2025
Medicinas tradicionais utilizadas por povos indígenas sul-americanos há séculos, como a ayahuasca, o rapé, o kambô e a jurema, vêm despertando crescente interesse da indústria global — especialmente farmacêutica — e se tornaram alvo de milhares de pedidos de patente em todo o mundo.
Depósitos de marcas por pequenos negócios crescem 33% em dois anos: um passo estratégico rumo à inov
Por Adriana Brunner 23 de abril de 2025
Nos últimos dois anos, pequenos negócios brasileiros têm mostrado um interesse crescente na proteção de seus ativos intangíveis.
Brasil em último lugar no ranking de competitividade industrial: o retrato de um atraso estrutural
Por Adriana Brunner 22 de abril de 2025
O novo ranking de competitividade industrial divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) expõe, com números e critérios objetivos, a fragilidade do Brasil frente aos principais concorrentes globais.
Propriedade Intelectual na Educação: um passo importante para formar mentes inovadoras
Por Adriana Brunner 17 de abril de 2025
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o INPI deram início a uma importante articulação para ampliar o diálogo entre a Propriedade Intelectual e o sistema educacional brasileiro.
Por Adriana Brunner 16 de abril de 2025
A famosa expressão "língua de gato", usada para descrever chocolates finos e achatados, não pertence exclusivamente à Kopenhagen.
Registro de Marca: proteção nacional e relevância no mundo digital
Por Adriana Brunner 15 de abril de 2025
Uma recente decisão judicial determinou que uma empresa de manutenção de veículos retire o termo “SAMA” de seu nome empresarial e exclua qualquer referência em sites, redes sociais e materiais publicitários, tudo em razão de registro anterior para a mesma marca, no segmento de autopeças.
Tarifaço de Trump e a Propriedade Intelectual – Entenda como a nova lei permite resposta
Por Adriana Brunner 14 de abril de 2025
Na última sexta-feira (11), o presidente Lula sancionou, sem vetos, a chamada Lei da Reciprocidade.
Mais Posts