+55 11 3885 2333
brunner@brunner.com.br
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4.329
São Paulo – SP – Brasil – Cep: 01401-002
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) anulou o registro da marca de móveis DELINIA devido ao risco de confusão e associação indevida com a marca D´LINEA já consolidada no mercado. Essa decisão reforça a importância de uma análise cuidadosa e criteriosa ao registrar uma nova marca, especialmente em setores altamente competitivos como o de móveis.
O STJ entendeu que as duas marcas (D'Linea e Delinia) possuem alto grau de semelhança gráfica e fonética e, considerando que atuam no mesmo ramo de atividades, a coexistência de ambas pode gerar potencial confusão no público consumidor. Destacou que a simples possibilidade de confusão basta para que uma marca seja tutelada.
Daí a importância da proteção da identidade da marca. Marcas são elementos essenciais para a identidade de uma empresa e sua presença no mercado e a confusão de marcas pode levar à diluição da identidade da marca original, causando danos significativos tanto em termos financeiros quanto reputacionais. Ainda, permitir o registro de marcas que podem ser confundidas com outras já existentes compromete a concorrência leal.
A decisão do STJ de anular o registro de uma marca pela possibilidade de confusão e associação indevida sublinha a importância da proteção robusta da identidade de marca. Para evitar conflitos legais e proteger sua presença no mercado, as empresas devem realizar uma análise cuidadosa antes de registrar uma nova marca. Este caso é um lembrete de que a originalidade e a distinção são fundamentais para o sucesso e a proteção de uma marca no mercado.
Fonte:
STJ