+55 11 3885 2333
brunner@brunner.com.br
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4.329
São Paulo – SP – Brasil – Cep: 01401-002
Você provavelmente já ouviu falar do Banco Imobiliário, um dos jogos de tabuleiro mais famosos do mundo. Mas o que poucos sabem é que sua ideia original não veio de um homem, mas sim de uma mulher notável chamada Lizzie Magie.
Lizzie Magie, nascida em 1866, em Illinois, era uma mulher de múltiplos talentos: poetisa, estenógrafa, atriz, engenheira e escritora de ficção. Ela concebeu o jogo original, chamado "The Landlord's Game", em 1904, como uma ferramenta para ensinar as ideias do economista político Henry George sobre a sociedade capitalista.
"The Landlord's Game" apresentava muitos elementos que se tornariam familiares para os jogadores do Banco Imobiliário: a compra de propriedades, a cobrança de aluguéis e a reflexão sobre os fundamentos do capitalismo. Magie patenteou sua invenção em 1904, no mesmo dia em que os irmãos Wright registraram a patente do seu avião.
Os vínculos do jogo original com Magie ficaram ainda mais perdidos na história quando Charles Darrow, residente na Filadélfia, registrou em 1933, os direitos autorais do Banco Imobiliário (Monopoly, em inglês), como sendo uma invenção própria, após aprimorar o design gráfico do tabuleiro. O sucesso foi imediato e em 1935 Darrow vendeu sua versão para a Parker Brothers. Milhões de cópias foram vendidas, salvando da falência a Parker Brothers e deixando Darrow milionário.
As contribuições marcantes de Magie para a cultura americana e para o design de jogos permaneceram apagadas até a década de 1970, quando Ralph Anspach, inventor de um jogo chamado Anti-Monopoly, descobriu o trabalho dela durante uma disputa legal sobre violação de marca registrada com a Parker Brothers.
Até hoje o jogo vendeu mais de 275 milhões de unidades e foi licenciado em centenas de edições que dele derivaram.
É importante reconhecer e celebrar os verdadeiros criadores por trás das ideias que moldam nossa cultura. Lizzie Magie é um exemplo inspirador de uma mulher cujo legado muitas vezes foi apagado, mas cuja contribuição para o mundo dos jogos é inegável.