+55 11 3885 2333
brunner@brunner.com.br
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4.329
São Paulo – SP – Brasil – Cep: 01401-002
Atrizes brasileiras haviam recebido documento extrajudicial de representantes da cantora após pedir registro da marca
Numa disputa extrajudicial, as atrizes
Júlia Burnier e Isabela Mariotto tiveram autorização do Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) para registrar a marca do perfil de comédia ‘A Vida de Tina’.
Em junho de 2021, meses após entrarem com pedido de registro da marca, a dupla recebeu uma notificação extrajudicial dos advogados que representam a cantora Tina Turner no Brasil, solicitando que elas não registrassem a marca ‘Tina’ com a especificação "serviços de entretenimento".
O documento enviado pelos advogados da cantora conta com o seguinte argumento:
"O uso da marca 'Tina' na composição da marca A Vida de Tina é suscetível de induzir o público em geral a erro, dúvida e confusão, sugerindo que a 'nova' marca A Vida de Tina foi criada como forma de homenagear a famosa cantora americana Tina Turner e a sua trajetória no segmento do entretenimento. A confusão também é provável com 'Tina: The Tina Turner Musical', uma vez que a marca em apreço protege serviços de entretenimento e o musical é baseado na ‘vida de Tina Turner’”.
No entanto, o entendimento do Inpi é de que não existem impedimentos para a efetivação do registro.
Para as atrizes brasileiras, o registro serve como segurança jurídica, de modo a garantir que o nome do projeto ‘A Vida de Tina’, que já é bastante conhecido na internet, fosse utilizado apenas por elas.
Fonte: Folha de S. Paulo*
*Conteúdo editado
Leia a
reportagem completa em aqui.