+55 11 3885 2333
brunner@brunner.com.br
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4.329
São Paulo – SP – Brasil – Cep: 01401-002
Fizemos esta pergunta ao ChatGPT e a resposta foi meio dúbia: GPT (Generative Pre-trained Transformer) não é uma marca, mas sim um modelo de linguagem natural desenvolvido pela empresa OpenAI. Ele é baseado em uma arquitetura de redes neurais chamada Transformer, que permite que o modelo aprenda a linguagem natural de forma autônoma a partir de grandes quantidades de dados de texto. O GPT tem sido usado para uma variedade de tarefas de processamento de linguagem natural, incluindo geração de texto, tradução automática, sumarização de texto e muito mais. É importante ressaltar que GPT é uma marca registrada da OpenAI.
Na realidade, nos EUA a OpenAI busca a proteção como marca para o termo GPT que, embora usado desde 2018, somente agora foi levado à registro. Realmente, agora a situação da OpenAI é mais delicada, pois nos últimos meses tivemos uma infinidade de marcas requeridas usando o termo GPT, a exemplo: DOCSGPT, GPT-ME, ROOMGPT, MEDICALGPT, FUTEBOLGPT, ZAPGPT, dentre outras.
Assim, caberá a OpenAI comprovar que o termo GPT é reconhecido como marca e não meramente descritivo do tipo de serviço. Após isso, e caso tenha êxito, deverá impugnar todas as marcas que surgiram usando esta expressão, já comumente empregada por vários Apps que usam a IA.
Fonte:
TechCrunch