OLIMPÍADAS - Brasileiro Detido em Paris por Vender Medalhas Olímpicas

Adriana Brunner • 8 de agosto de 2024

As Olimpíadas são cercadas de direitos de Propriedade Intelectual. Sua marca, símbolos, mascotes, novos equipamentos e tecnologias, são frutos do intelecto que estão protegidos e devem ser respeitados. Infelizmente, um caso recente em Paris chamou a atenção internacional: um brasileiro foi detido por vender medalhas olímpicas falsificadas.


Foram encontradas 850 medalhas falsificadas e mais de 1000 Euros em dinheiro, crime que, não só viola os direitos de propriedade intelectual, mas também desrespeita o espírito dos Jogos Olímpicos, que celebra a honestidade, a integridade e o esforço dos atletas de todo o mundo.As medalhas olímpicas são símbolos de conquistas esportivas e possuem um valor significativo. 


Este incidente destaca a necessidade de vigilância contínua para proteger contra falsificações. Autoridades e organizadores de eventos esportivos devem trabalhar juntos para identificar e prevenir a venda de itens falsificados.


Este fato sublinha a importância da proteção dos direitos de propriedade intelectual e a necessidade de combater a falsificação. É essencial que consumidores estejam cientes dos riscos e que as autoridades continuem a monitorar e agir contra esses crimes para proteger o valor e a integridade dos símbolos esportivos.


Fonte: SIC Notícias

Homenagem a autor de música não justifica plágio e gera indenização
Por Adriana Brunner 4 de abril de 2025
A Justiça reforçou que a reprodução de versos musicais sem os devidos créditos configura plágio, mesmo que tenha sido feita como homenagem.
UEL sobe 29 posições no ranking de depósitos de patentes do INPI
Por Adriana Brunner 3 de abril de 2025
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) tem se consolidado como uma das principais Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil no que diz respeito à produção de inovação tecnológica.
Propriedade Intelectual e Tecnologias Quânticas: Um Novo Horizonte para a Inovação
Por Adriana Brunner 2 de abril de 2025
A computação quântica e outras inovações nesse campo estão moldando o futuro da tecnologia. Grandes empresas como Google, Microsoft, Intel e IBM já investem pesadamente no desenvolvimento dessas tecnologias, enquanto países como Estados Unidos e China lideram a corrida global.
Franquia ou licenciamento? Conheça as diferenças e semelhanças
Por Adriana Brunner 1 de abril de 2025
Ao expandir uma marca, muitos empreendedores se deparam com duas opções viáveis: franquia e licenciamento. Embora ambos os modelos envolvam a concessão do direito de uso de uma marca, suas diferenças são essenciais para definir a melhor estratégia de crescimento.
QUANDO O VISUAL É TUDO – UNILEVER X O BOTICÁRIO
Por Adriana Brunner 31 de março de 2025
Mais um caso de disputa envolvendo identidade visual de produtos chama atenção do mercado. A Unilever acusou O Boticário de copiar o trade dress da linha TRESemmé na embalagem de produtos de sua marca Match.
Europa Enfrenta Abrandamento da Inovação com Declínio das Patentes Médicas e Farmacêuticas
Por Adriana Brunner 28 de março de 2025
O número total de pedidos de patentes por empresas na Europa manteve-se estável em 2024, mas os setores da tecnologia médica e farmacêutica registraram um declínio significativo.
MARCA IGUAL PODE? PODE SIM!
Por Adriana Brunner 27 de março de 2025
O Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu que a marca DHAMA pode ser usada por mais de uma empresa, desde que as atividades não sejam semelhantes nem causem confusão ao consumidor.
Brasil acelera na proteção de marcas e patentes!
Por Adriana Brunner 26 de março de 2025
INPI e MDIC anunciaram um novo esforço conjunto para agilizar os processos de concessão de marcas e patentes no país.
Indústrias inovadoras apostam em maior investimento em P&D em 2025, revela pesquisa do IBGE
Por Adriana Brunner 25 de março de 2025
A expectativa para 2025 é de crescimento nos investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) por parte das empresas industriais inovadoras.
LADOFIT – Registro de Marca e sua Eficácia
Por Adriana Brunner 24 de março de 2025
A decisão de que empresa concorrente foi obrigada, por determinação judicial, a deixar de usar a marca LADOFIT, por ser idêntica à marca anteriormente registrada junto ao INPI pela empresa Ladofit Ltda, reafirma um princípio fundamental da Lei da Propriedade Industrial.
Mais Posts

Usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso website. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade.

×
Share by: